Também conhecidos com Ombreiras ou Shoulders, os Olhais Estampados são elementos que compõem o conjunto de fixação elástica do trilho ferroviário. Quando soldados às placas de apoio fornecem um ponto de ancoragem seguro para o grampo elástico, resistindo a elevadas forças e auxiliando na redução de vibrações e desgastes prematuros.
Fabricados em aço carbono de alta qualidade em um processo desenvolvido pela Pilon Fixações podem ser moldados para atender às necessidades de qualquer projeto de fixação que utiliza o grampo E-Clip (Grampo Pandrol).
Por conta da importante função que desempenham na fixação dos trilhos, 100% dos Olhais estampados passam por um rigoroso processo de inspeção dimensional que avalia sua integridade estrutural e os pontos críticos dimensionais, essenciais para a correta aplicação de carga sobre o trilho.
Todos os olhais produzidos pela Pilon Fixações são enviados para o cliente em sacos contendo cinquenta unidades e acompanham certificado de qualidade da matéria-prima utilizada em sua fabricação.
É o modelo original dos olhais. Foi desenvolvido juntamente com o grampo elástico na década de 1950.
Possuem enorme versatilidade podendo ser soldados em qualquer superfície plana das placas metálicas. Por não necessitar de preparação prévia são facilmente utilizados em placas com olhais inclinados.
Este tipo de olhal demanda atenção especial no acabamento com fresa ou lixadeira necessário no cordão de solda existente no ponto de apoio do patim do trilho. Para garantir o assentamento correto do trilho este acabamento deve ser feito cautelosamente.
Foram desenvolvidos pela Pilon Fixações com o intuito de reduzir drasticamente a mão de obra necessária para o acabamento pós-solda dos olhais.
Estes olhais necessitam que um furo para encaixe seja realizado na placa antes de sua solda. Em troca da necessidade de realização do furo os olhais SI dispensam a necessidade de acabamentos com lixadeira ou fresa no ponto de apoio do patim do trilho.
O dispositivo Anti-vândalo (AV) foi desenvolvido para dificultar o furto de grampos elásticos em vias permanentes, principalmente em ferrovias localizadas próximo a centros urbanos.
O dispositivo consiste em uma dupla de travas, uma localizada no grampo elástico e outra no olhal. As travas dificultam a retirada dos grampos elásticos quando a ferramenta correta não é utilizada.
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